Entrevista com Torrey Podmajersky: “Prefiro talentos inexperientes a bons escritores que não ligam para pessoas”

Suzana Ribeiro
3 min readFeb 17, 2020

--

Por Suzana Ribeiro e Claudia Casanova

Torrey Podmajersky é a autora do livro “Redação Estratégica para UX”, lançado em 2019 e já alçado à categoria de leitura essencial para quem quer aprender a escrever com foco na experiência do usuário.

UX Writer do Google, é bacharel em Física e já escreveu sobre uma porção de coisas — desde comunicação e marketing até foguetes de alta potência, passando pela ficção. Grande evangelizadora sobre o poder das palavras na experiência do usuário, Torrey é também educadora e muito gente boa! Nessa entrevista ela dividiu com a gente um pouco da sua trajetória profissional e avisou: o bom UX Writer é aquele que gosta de gente.

Torrey Podmajersky

Uxwriting_br: Conta pra gente um pouco da sua história profissional. Como você decidiu se tornar UX Writer?

Torrey Podmajersky: Fui professora de ciências no ensino médio por 9 anos, até que decidi buscar novos desafios — e também um salário melhor. Então fui trabalhar como prestadora de serviço para a Microsoft, coordenando projetos de documentação, acabei sendo contratada e fiquei lá por quase 9 anos. Foi lá também que conheci o Writing Manager da Xbox, que acreditou que eu me daria bem no time de UX, escrevendo conteúdos para ensinar as crianças a instalar e jogar o Xbox. Foi assim que tudo começou.

UXW_br: Como profissional experiente, o que você leva em consideração quando precisa montar uma equipe de UX Writing ou contratar redatores para UX?

TP: Para mim, duas coisas são importantes: a capacidade de usar as palavras como uma ferramenta e o interesse pelas pessoas que usam a experiência. Então peço exemplos de textos, para avaliar como a ferramenta é usada, e também avalio como os candidatos resolvem estudos de caso, porque é assim que eles mostram o quanto se interessam pelas pessoas: quais problemas estão sendo resolvidos, para quem e como?

Eu acredito que é mais fácil desenvolver habilidades de escrita do que desenvolver um interesse pelas pessoas. Por isso, prefiro contratar talentos inexperientes a escritores excelentes que não se importam com as pessoas.

UXW_br: Na sua opinião, quais oportunidades empresas e marcas que não investem em UX Writing estão perdendo ao criar seus produtos?

TP: Metade ou mais de quase qualquer experiência será feita de palavras. Portanto, se uma empresa falha em projetar essas palavras, ela falha em projetar metade da experiência. Essa empresa não pode esperar ter o mesmo sucesso que outra que se preocupou com a experiência completa. Além disso, se a equipe não tem um UX Writer, significa que todos são responsáveis pelas palavras — o que representa mais trabalho para todo mundo.

Eu acredito que todos deveriam insistir e influenciar para que a empresa contratasse pessoas que são boas em escrever, mesmo que não sejam as melhores pessoas em codificação, design ou gerenciamento de produtos.

UXW_br: E como você teve a ideia do livro?

TP: Foi depois de participar do UX Confab 2018. Os problemas que eu ouvia eram aqueles que minhas equipes já haviam resolvido anos antes. As pessoas estavam passando por dificuldades que nós já tínhamos conseguido superar. Percebi que, se compartilhasse o que aprendi, poderia ajudar bastante.

UXW_br: Quais são as suas principais dicas para quem quer se tornar UX Writer?

TP: Converse com pessoas que já trabalham na área e também com pessoas que possam estar contratando para essas funções: outros UX Writers, designers de conteúdo, designers de UX, gerentes de UX e pesquisadores de UX.

Se você ainda não tem experiência ou nunca escreveu com foco na experiência do usuário, a minha dica é: encontre um site terrível e reescreva-o!

UXW_br: E, finalmente, quais são os desafios atuais e futuros para a área?

Acredito que os UX writers estão sobrecarregados, apoiando muitos produtos e equipes ao mesmo tempo. Eles não podem entrar no final de um projeto, quando está quase tudo pronto, e simplesmente “consertar as palavras”. Estamos lá para atender às metas organizacionais e dos usuários. Para isso, precisamos nos concentrar em projetos de maior impacto e saber dizer não a todo o resto.

Para saber mais sobre a Torrey, siga-a no LinkedIn, visite seu portifolio e compre o livro dela na Amazon! E siga o nosso perfil no Insta para concorrer a uma edição do livro em inglês!

--

--

Suzana Ribeiro

Content Designer | UX Writer Gosto de resolver problemas complicados e de adotar gatos.